16 de agosto de 2015

CÂNCER: DOENÇA SILENCIOSA - Adenocarcinoma de reto

A doença silenciosa. Imagem ilustrativa da internt
Que o câncer é uma doença silenciosa todo mundo já sabe, mas poucas pessoas têm coragem de se aprofundar e saber a verdade. Talvez por medo ou insegurança, afinal ninguém quer ter 'aquela doença'.
Segundo os médicos do setor de oncologia do Instituto do Câncer de Rio Preto, dos tipos de câncer diagnosticado pelo menos 75% são adenocarcinoma de reto, isso mesmo na nossa região é alto o índice de câncer no bumbum, ai é que a coisa piora.
Os médicos acreditam que este alto índice se deve ao grande número de consumo de carne de churrasco, cerja e cigarro. "É o mesmo número que encontramos no Rio Grande do Sul, mas não podemos afirmar nada, pois não existe uma pesquisa comprovada. No seu caso (Julião) destacamos a hereditariedade, ou seja, seu pai teve a mesma doença com as mesmas metastasse", disse a chefe da oncologia Valeska, numa consulta particular pelo SUS.


Sintomas

Segundo os médicos, as causas podem variar de um paciente para outro, destacando-se a idade. 
A presença de diarreia em muitas fezes, por exemplo, não se trata aqui de uma diarreia prolongada, por exemplo, a pessoa faz cocô normal e no final aparece umas fezes mole, mas não aguada;
Depois de um bom tempo essa diarreia, pode se tornar mais forte (mas pode levar meses ou anos) e num determinado tempo pode acontecer da pessoa ter fortes cólicas intestinais, com dores em baixo do umbigo, quando essa dor passa a pessoa corre para o banheiro  e faz um coco mole, mas normal. A pessoa tem calafrios, sua frio e quase não tem forças.
Noutra situação a pessoa sente muita vontade de ir ao banheiro, e sempre que sai percebe que ainda tem mais para fazer, dai a sensação de não ter feito tudo.
Em estado mais avançado a doença pode apresentar fezes em fitas, isso mesmo como o espaço é pequeno para passar as fezes acaba acontecendo isso.
Pode acontecer que apareçam sangue em em outros casos raias de sangue.
Pode ter a ocorrência de na hora de ir ao banheiro sair uma água fedida e algumas raias de sangue.
Como o adenocarcinoma de reto esta num local complicado, pode acontecer da pessoa parar de evacuar, dai então as dores na barriga e o risco de uma complicação maior e a possibilidade de colocar uma bolsa de colostomia.

Tratamento

O risco da doença como todos podem imaginar é a metastasse que normalmente se instala no órgãos com maior oxigênio, sendo o fígado e o pulmão.
O correto é o diagnóstico correto e aplicação de quimioterapia para a redução e depois a possibilidade de cirurgia.

Prevenção

Cuidado então com diarreia nas fezes, por exemplo, por mais de um ano e meio os médicos da minha cidade diagnosticaram verme e por isso as diarreias e a presença de sangue nelas. Jamais vou responsabilizar quem quer que seja por este resultado mais complicado, hoje no estágio IV, talvez se eu tivesse me empenhado um pouco mais não tivesse chegado nesta situação.
Preste mais atenção na sua alimentação, evite o consumo excessivo de carne vermelha e açúcar, pare com o cigarro e o consumo excessivo de bebida alcoólica.

Números

Pelo menos 332 pessoas tratam de adenocarcinoma de reto apenas na nossa cidade.
Quanto mais cedo se descobre maiores são as possibilidades de cura, por exemplo, a reportagem conhece duas pessoas que descobriram o mesmo tipo de tumor, fizeram a cirurgia e hoje estão terminando o tratamento paliativo de quimioterapia.

Mais informações no Instituto do Câncer de Rio Preto
+ 55 17 3201 5000

Um comentário:

  1. Parabéns Julião pela matéria e tocar nesse assunto em forma de alerta , também tive Câncer no meu caso um pouco acima do Reto no Colon e lendo tive todos esses sintomas citados .

    ResponderExcluir