3 de julho de 2015

Aniversário de Tanabi e Independência dos EUA não tem nada em comum

Mapa da região no ano de 1895. Existiam apenas as cidades de Jaboticabal, Araraquara e Rio Preto. Tanabi era apenas um arraial. Toda a região noroeste de SP era coberta pela mata nativa (cerrado e cerradão) localizada entre os citados rios.

"Dia 4 de julho de 1882, comemoramos 133 anos de fundação. A fundação se deu na manhã (9h) numa terça-feira. Era a manhã do citado dia quando padres missionários vindos de Campina Verde, mosteiro Mãe dos Homens, faziam peregrinação pela região com destino à região do Avanhandava e Forte Itapura. O Vale do jatahy já registrava moradores esparsos pela região hoje denominada Fortaleza. Imigrantes alocados em Minas Gerais, a grande maioria de origem portuguesa, em razão do avanço dos soldados na guerra do Paraguai por território brasileiro chegando até a divisa de Minas com São Paulo, “saltaram” o rio Grande e se esparramaram pelo noroeste do Estado de São Paulo e, a região do jatahy foi tomada por várias famílias como os Botelhos, os Macieis, os Silveira, os Carvalhos, os Lemos e tantos outros. 


Francisco de Paula Ribeiro se estabeleceu na região hoje denominada “Cachoeira dos Felícios” – Rincão e Malhador - e ali, em terras devolutas do Estado, fixou suas cercas. Trouxe companheira das terras mineiras e pertencente à tribo dos Caiapós de nome Anna. Teve os filhos Joaquim e Manoel. 
Joaquim Francisco de Oliveira, conhecido por nós como Joaquim Chico, se relacionava muito bem com os demais moradores do Alto do Jatahy. Conhecia Polinice Celeri, um italiano que aqui se radicara e,juntos, se dispuseram a criar o Arraial do Jatahy visando dar proteção aos posseiros das terras que eram comumente invadidas por outros migrantes e imigrantes que por aqui se aventuravam. O Arraial foi organizado e, no dia 04 de julho de 1882 foi realizada a missa com construção de capela da sapé onde hoje é a praça da rodoviária. A capela foi consagrada à Nossa Senhora da Conceição, nome escolhido porque, dentre várias mulheres dos então ‘donos’ das terras duas se chamavam ‘Conceição”. Assim nasceu o “Arraial do Jatahy”, embrião de Tanabi.
A data da fundação foi proposta pelo prof. Dr.Venizelos Papacosta por projeto de lei que foi aprovado resultado na Lei Municipal número 34, que diz em seu artigo 1º:” Fica instituída a data de 4 de julho de 1882 como a da fundação de Tanabi e dia da cidade”.
Na língua Guarani Tanabi vem de Jatahy, que significa originalmente Borboleta. Os indígenas da região – Guaranis- viam a borboleta como se fossem duas orelhas voando( opanambi – panambi) e logo surgiu a expressão que significa “ onde habitam as borboletas “ nome dado ao nosso Jatai. 
A expressão Capela do Jatahy, nome de nossa cidade desde a sua fundação até 1906, foi, neste ano substituída por Tanaby por ocasião da elevação do povoado à categoria de vila em 1906 e foi proposta pelo senhor Dr. Adolpho Guimarães Correa que era prefeito(intendente) de Rio Preto à quem se subordinava o distrito de Tanaby, que teve seu nome grafado com ‘y’ até 1940. 
A história de que o nome Tanabi veio de uma certa ‘amiga’ do coronel Militão chamada “Bi” é folclore. 
Vieram a criação do Distrito Policial, Distrito de Paz, Vila, Município e Comarca e Tanabi se firmou como um dos que compõem a vasta região onde ocupada por centenas de cidades, todas nascidas de seu território original que era entre as barrancas do rio Preto, Turvo, Grande, Paraná, São José dos Dourados e tietê com 14 mil quilômetros quadrados. Hoje Tanabi tem um território com 747,3 km².
Este comentário é apenas uma pequena parcela de nossa História. 
Salve Tanabi em seus 133 anos.
Salve, três vezes salve os construtores de Tanabi na esteira do tempo e na plataforma dos anos".

Texto do Professor e Historiador Antônio Cáprio


Presentes que os leitores dariam para Tanabi neste 4 de julho


"Paz em todos os bairros"

Vitor Ribeiro


"Eu daria o Fernando Julião".

 Suzana Mara Julião


"Um atendimento de saúde digno". 

Luciana dos Reis


"Uma administração nova".

Jeferson Silveira



"Um hospital infantil com exames de qualidade".

Ariane Gonzalez


"Eu daria chance para começar de novo",

 Rafael Marques


Colaboradores





Nenhum comentário:

Postar um comentário