5 de julho de 2015

HB de Rio Preto faz mutirão para descobri câncer

FOTO: Imagem da internet
Quando o assunto é câncer, descobrir a doença no estágio inicial ou ter um acompanhamento efetivo da evolução do tumor é unanimidade entre os especialistas para a sobrevida dos pacientes. O exame de ultrassonografia auxilia em ambos os casos e para atender a demanda reprimida, Hospital de Base realizou, na manhã deste sábado, dia 7, um mutirão para atender 40 pacientes. A fila de agendamento do exame para este ano é de 600 pessoas.


O pedreiro José Carlos Rodrigues, 49 anos, sentiu um caroço no lado direito do rosto, em abril do ano passado e imediatamente buscou atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do Jardim Gabriela. Encaminhado para o HB, na semana passada, o exame foi agendado para dezembro. Com o mutirão, ele se sentiu mais seguro. “Alívio de poder fazer o exame logo, se for alguma doença já começa a tratar, se não for grave já fico sabendo. Tem dias que nem durmo de preocupação”.
Em tratamento desde 2010 em razão do câncer de parótida - maiores glândulas salivares de nosso corpo - , a professora Natalia Regina de Oliveira, 28 anos, espera com expectativa pelos novos resultados dos exames. O último foi em 2013. “Tive paralisia facial e faço acompanhamento para ver a evolução do tumor. Pra mim é muito bom fazer o quanto antes.”
A médica radiologista Andressa Maria Garcia Marchi afirma que pacientes oncológicos precisam de atenção especial. “Alguns estão fazendo o diagnóstico outros que já tem o tumor fazem o acompanhamento. O exame de imagem otimiza o tratamento, já que auxilia a descobrir qual o problema para que possamos fazer um encaminhamento”.

FONTE: DiárioWeb

Colaboradores



Nenhum comentário:

Postar um comentário