![]() |
| Imagem do site da Prefeitura de Praia Grande, população tem acesso na hora |
O Ministro de Portos, Edinho Araújo (PMDB) veio direto de Brasília-DF para participar da tradicional Festa do Peão de Tanabi. Segundo pessoas presentes e ouvidas pelo Blog, o ex-prefeito de Rio Preto ficou mais de duas horas no camarote do vice-prefeito Devair Zanetoni (PMDB). "Ele se mostrou mais uma vez muito educado, e a gente percebeu que ele queria mesmo era ver as montarias. Em diversos momentos ele parou a conversa para olhar o que acontecia na pista", disse um aliado político que não tem cargo.
A visita de Edinho, mais uma vez, rendeu para a cidade, ontem, 14, a movimentação era grande na prefeitura para enviar uma documentação que faltava para a liberação de R$ 350 Mil para a secretaria municipal de Segurança, Gláucia Alexandra Zanetoni, "vamos colocar câmeras em vários pontos importantes da cidade, ainda não posso precisar os locais, mas estamos estudando", disse ela.
De acordo com pessoas ligadas a Administração, Gláucia pretende colocar as câmeras em pontos estratégicos, por exemplo "em bairros com uma entrada e uma saída, São Judas, Jardim Centenário. Ela pretende por ainda em vários pontos da Coronel Militão, reforçar as saídas da cidade, no trevo para Rio Preto, Votuporanga e Monte Aprazível".
Pouco investimento
![]() |
| Edinho com Bel e Deva: Tanabi poderá ser vigiada 24 horas por dia FOTO: Alan Marcelane. |
De acordo com um especialista ouvido pelo Blog o investimento é grande e a prefeitura vai poder fazer muito, "porque o mais caro a prefeitura já tem que são os sistemas de internet e intranet, um super computador avaliado em R$ 16 Mil, sites e outros detalhes que vão tocar para a prefeitura apenas comprar as câmeras e os postes de instalação, sendo que ela ainda pode usar os da CPFL".
Mais transparência
De nada vai adiantar todo o investimento se as imagens ficarem aos cuidados de apenas uma pessoa, como acontece hoje. Por exemplo, há dois anos aconteceu um grave acidente que matou várias pessoas da mesma família e os boatos que correm na cidade é que as imagens de um veículo passando pelo trevo de Tanabi simplesmente sumiram. Até hoje, ninguém sabe se é verdade ou não.
Se as imagens fossem públicas como acontece em todas as cidades do país várias pessoas poderiam ter visto ou salvado as imagens. Por exemplo, se o leitor entrar agora no site da Prefeitura de Praia Grande vai poder ver como esta o trânsito em todas as ruas que têm câmeras na cidade.
Pode até parecer piada, mas infelizmente não é, a polícia civil e militar de Tanabi não tem acesso em tempo real as imagens das câmeras de segurança da cidade. Imaginemos que aconteça um crime num dia de feriado prolongado, a polícia tem que esperar até o próximo dia útil para ter acesso as imagens ou depender da bondade de um servidor em conseguir que ele obtenha autorização do seu superior para abrir a prefeitura e disponibilizar o material para a polícia. "Isso não existe, dependendo do crime, a agilidade pode resolver a situação em poucos minutos ou horas. Já passou da hora de todas as pessoas que trabalham com segurança e trânsito tenham acesso a essas informações", disse uma pessoa envolvida na segurança pública municipal.
O ideal segundo ele, é que no próprio site da prefeitura essas imagens sejam disponibilizadas, "é dinheiro público e mantido com dinheiro público, nada mais justo para uma pessoa que teve o seu barco roubado puer olhar no site da prefeitura e tentar localizar o rumo que o veículo tomou".
Sem carona
Em Tanabi tem dois vereadores que adoram pegar carona em projetos e verbas de outras pessoas, mas essas câmeras não são pedido do vereador Canela, foi um ofício especial que "o Deva Zanetoni levou e entregou nas mãos do Edinho Araújo quando ele ficou a frente da prefeitura e foi até Brasília", disse um funcionário da prefeitura de Tanabi.
Gláucia e Deva não foram encontrados para comentar o assunto.
Sobre a disponibilidade das imagens públicas, a prefeita Bel Repizo (PT), também não foi localizada até o fechamento desta reportagem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário