17 de julho de 2015

Secretário de Saúde de Tanabi e médico explicam a consulta com um paciente que foi parar nas redes sociais

                                                                                      FOTOS: Fernando Julião
Secretário de Saúde e médico explicam o funcionamento de exames e
acompanhamento de diagnóstico 
A reportagem conversou com o médico do PSF da Nova Tanabi, Pedro Quintana Torres, sobre a reclamação da paciente Cláudia dos Santos Araújo, que teria sido diagnosticada com psoríase, mas o médico se recusou a dar o encaminhamento.
O médico explicou que não tinha entendido a reclamação da paciente "ele foi atendida, aqui esta o histórico do dia. Ela veio com um exame de ultrassom e depois de consultada se levantou para ir embora, mas desistiu e disse que numa consulta
particular a dermatologista tinha identificado psoríase no seu corpo. Mas ela não trouxe nem um exame ou receita, apenas falou da doença. Mesmo assim consultei novamente, o correto seria ela marcar outra consulta para outro dia, pois ela estava na vaga de encaixe. Passei as informação e os remédios. ela até começou a falar mal do outro médico, mas cortei na hora e pedi para que falasse apenas das dúvidas sobre a doença", o médico disse ainda que a paciente saiu muito satisfeita e sem reclamar de nada.
Pedro explicou que ele apenas deu o encaminhamento normal, se a médica já tinha diagnosticado a doença não tinha porque encaminhar para Rio Preto, "por exemplo, um paciente com caso sério de hipertensão, ele é encaminhado para o AME, os exames são realizados e os remédios prescritos, depois ele volta para o PSF com a contra indicação, ou seja, com os procedimentos que o seu médico deve adotar por um período, no caso do HB são 18 meses. Somente depois deste período que ele será agendado novamente em Rio Preto para oura avaliação, o procedimento normal e acompanhamento quem faz é o médico local".
A psoríase é trada com boa alimentação, muita exposição ao sol, dependendo do local e uso de pomadas quando ataca, "ela esta ligada ao emocional da pessoa, se bem cuidada e controlada, o paciente tem uma vida normal".

Consulta

Fernando Cardoso Casarin, secretário de Saúde, disse que a paciente procurou pelo médico do PSF Milton Martins Perches e um encaminhamento para o dermatologista foi providenciado na mesma consulta, "o Ministério da Saúde analisa o número de pessoas de cada cidade, avalia o atendimento e quantidade de consultas realizadas, somente depois dessas informações tabuladas que o número de consulta por especialidades é fornecido para cada município, com isso fica claro que precisa ter um controle nesses encaminhamentos. A verdade é que o brasileiro quer apenas encaminhamento e na maioria das vezes a situação não requer", explicou.

Testemunho

Bom exemplo de profissional
A reportagem iria procurar pelo médico na manhã desta sexta-feira, mas como recebeu uma denuncia do lixão de Monte Aprazível, aconteceu um atraso significativo. Chegamos no PSF perto das 12h30 e encontramos o médico Pedro Quintana atendendo uma senhora com um sério problema de saúde. Ela foi diagnosticada no AME e estava sofrendo muito com as dores. Por mais de 40 minutos o médico conversou com a paciente e depois pegou as informações para tentar adiantar algo num hospital de Rio Preto, que não sabemos o nome.
Pensamos que fala todos têm, mas a imprensa não pode apenas noticiar coisas ruins.
Parabéns ao profissional e as duas funcionárias do PSF que assistiram a paciente idosa em todo o tempo.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário