17 de julho de 2015

Dois vereadores de Tanabi fazem acordo para salvar mandato de vereador preso

Se a manobra der certo, Dida vai continuar preso e ganhando R$ 4,7 Mil por
mês. Será a primeira vez que isso acontece em Tanabi
O Blog conseguiu apurar de absoluta primeira mão que os vereadores Adalto Donizeti Magri (PSDB) e Nivaldinho Evangelista Almeida (PRB) irão fazer uma manobra para evitar a cassação do mandato do vereador preso Gésio Reis da Costa Viveiros (PDT), preso desde dezembro do ano passado por uma grande operação da DISE e DIG contra o tráfico de drogas, associação para o crime, roubo de maquinário agrícola e homicídio. Os policiais deram o nome de operação Aves de Rapina e prende várias pessoas, inclusive em outros estados.

De acordo com o que foi apurado, os dois parlamentares irão se abster de votar na próxima sexta-feira, 24, quando o relatório da Comissão de Ética vai pedir a casação do mandato do nobre Edil. Como eles vão deixar de votar a sociedade terá apenas 7 votos, é necessário no minimo 8 para cassar o mandato de um vereador, prefeito ou vice-prefeito em Tanabi. 
O vereador Ademir Lopes da Silva (PSC), não estrá na cidade no dia, mas não conseguimos confirmar se Tatá, como é conhecido, faz parte do esquema de salvação. Aguardamos ansiosos uma explicação do vereador e a certeza que ele estará presente, afinal todos os meses cai em sua conta o gordo salário de R$ 4,7 Mil para participar de situações como essas.

Votos

Segundo uma pessoa que conversou com os vereadores no final de semana passado, a esperança de Nivaldinho e Cocó é conseguir o reconhecimento dos familiares de Dida e assim dos votos que ele teve na última eleição sejam divididos para os dois. Sim, isso é uma verdadeiro absurdo, para não falar coisa pior.

Processo

O Blog teve acesso ao processo que tem mais de 2,50 mil páginas e esta acessível para qualquer cidadão que se interesse pelo assunto. As provas contra o vereador são irrefutáveis, por exemplo, são mais de dois anos de gravação dos celulares dos envolvidos, onde vários assuntos escabrosos são revelados, "o rapaz vai vir aqui em Tanabi para fazer os documentos daquela máquina, como vamos resolver isso", pergunta Dida e do outro lado um homem responde: "você tem que falar que comprou no Mercadão dos Tratores", explica.
Em outra gravação um homem liga para Dida e avisa que "a casa caiu", corre que aqui estão prendendo todo mundo", mas o vereador já estava na delegacia de Tanabi e quem atendeu foi um policial da DIG de Rio Preto.

É um julgamento político

Algo que precisa ficar claro não é se Dida é inocente ou culpado. A discussão é outra: A conduta do vereador Gésio Reis da Costa Viveiros ao participar desse esquema condiz com seu cargo de vereador? O vereador quebrou o decoro ao ser preso na operação Aves de Rapina?
Os vereadores estão usando o seguinte argumento para justifica o seu não voto, "e se ele for inocente?". Não é isso que esta sendo discutido, o debate é outro e os vereadores precisam se decidir em ficar do lado da sociedade ou do lado de uma pessoa investida pelo voto popular que se envolveu em um crime tão nojento.

Suplentes

Vereador Cocó, mais uma vez não foi localizado para
comentar o assunto
Para garantir que Dida seja absolvido, o presidente da Câmara de Tanabi Nivaldinho Evangelista, decidiu descumprir o único regimento que trata do rito de cassação do mandato de um prefeito, vice-prefeito ou vereador. No Decreto Lei 201-1967, esta claro que os suplentes de cada pessoa interessada deve ser convocada, neste caso o suplente de Osmar Canela e Valdir Uchoa, mas por decisão estranha o jurídico da Câmara convocou apenas o suplente de Canelam o senhor João Guirado. A vaga de Valdir vai ficar sem voto, o professor Gefferson Garapa (PTB) não será convocado.

Outro lado

Os vereadores Nivaldinho e Cocó foram procurados durante toda a tarde para falar sobre o assunto, mas as ligações não foram atendidas e na manhã de hoje, os vereadores estavam reunidos na sala do presidente para discutir a data da sessão, mas num gesto arbitrário e desrespeitoso com a imprensa e a sociedade impediu a entrada do fotógrafo do Blog. Isso mostra apenas que estão querendo esconder alguma coisa, mas os vereadores foram eleitos e ganham muito bem para fazer tudo as claras e dar explicações para a população.

Vereadores

O Blog vai conversar este final de semana com todos os vereadores para saber a opinião de cada um sobre esta manobra.
     

Um comentário:

  1. Q vergonha, essa sujeira é vergonhosa..pelo menos pra quem tem vergonha na cara.

    ResponderExcluir