| Estava escuro ainda quando o filho do vizinho acordou com os barulhos FOTO: Fernando Julião |
Revoltado com mais uma madrugada de barulho na igreja vizinha da sua casa o engenheiro Arthur Hoppner Neto, tomou uma atitude desesperada "entrei na igreja e desliguei tudo. Onde já se viu cinco horas da manhã de uma quarta-feira (15) útil e uma barulheira no quarto do meu filho?".
Depois de desligar as aparelhagens de som, o engenheiro seguiu para o plantão da polícia civil para registra o quarto boletim de ocorrência por pertubação do sossego, "olha aqui Julião, são quatro ocorrências registradas e
tem um inquérito no Fórum, isso não é normal", disse mostrando os documentos.
PASTOR RESPONDE RECLAMAÇÕES
tem um inquérito no Fórum, isso não é normal", disse mostrando os documentos.
PASTOR RESPONDE RECLAMAÇÕES
Hoppner mora vizinho da Comunidade Evangélica Moriah, uma igreja com 11 anos de atividade na cidade e que segue a linha neo pentecostal. "É comum cultos e orações barulhentas nesses tipos de igrejas, os cultos são como grandes festas com direito a bateria, teclados, guitarra e outros instrumentos musicais. Por isso que agora existe uma nova lei estadual que obriga as igrejas a instalarem equipamentos anti ruído. Por lei, nenhuma igreja, bar, boate deve ter seu Alvará de Funcionamento liberado sem esses equipamentos que visam proteger as pessoas que moram ao lado desses prédios", explicou por e-mail Mário Aparecido da Silva, pastor de uma grande igreja de Rio Preto.
Para obter o alvará, Silva gastou cerca de R$ 230 Mil com isolamento acústico "a nossa igreja não é muito grande, somos em 380 membros, mas, graças a Deus, nunca tivemos uma reclamação de vizinho", adianta.
| Depois de delsigar o som, engenheiro foi fazer outro boletim de ocorrência Pastor ainda não foi encontrado para dar explicações |
Alvará
A Comunidade Moriah se mudou para a Avenida Diego Carmona Garcia há mais de três anos e desde então funciona sem o alvará de funcionamento fornecido pelo Corpo de Bombeiros. "Como uma igreja que tem uma média de 600 pessoas por culto funciona sem este documento? Por que apenas o pastor consegue esta façanha?", questiona o vizinho que tem dois filhos um de 60 dias e uma menina de 3 anos. "Depois que essa igreja se mudou pra cá, acabou o sossego do bairro, eles não tem estacionamento, uma exigência do Plano Diretor, os eventos começaram a acontecer sem vidro nas portas e janelas, esses dias que colocaram hidrante. Esta tudo errado e ninguém faz nada. Do lado tem outra igreja, nunca ouvimos um barulhos deles", fala se referindo a Igreja Mundial do Poder de Deus que funciona do lado, no mesmo quarteirão.
Para o leitor ter uma ideia, a Igreja Universal do Reino de Deus, construiu uma igreja no quarteirão do lado e conforme a reportagem verificou tem isolamento acústico e foi construído um estacionamento com vagas proporcionais ao número de acentos no prédio.
Sem conversa
Hoppner disse que nunca conseguiu falar com o pastor Kelner Behar para tentar resolver o problema, "a gente sabe que todos estamos em crise e sem dinheiro, mas faltou humildade da parte dele. Sempre vem alguém da igreja, mas eu preciso é falar com o responsável. Quase todo os domingos a quarteirão acorda com as músicas as sete da manhã, param um pouco, voltam a tarde e a noite tem o culto. As pessoas não têm paz dentro de casa", disse.
Outro lado
Assim que recebeu a informação, a reportagem foia té a igreja e encontrou três pessoas que pediram para não serem identificadas, "não podemos falar nada, estamos esperando o pastor chegar, ai você fala com ele", disse uma senhora.
Porém, até o fechamento da reportagem o pastor Kelner Behar, presidente da Comunidade não havia entrado em contato com o Blog.
Por ser ainda muito cedo, não conseguimos contato com o Administrativo do Corpo de Bombeiros de Tanabi e a tarde a reportagem vai procurar pelo Promotor de Justiça para saber do inquérito e como o prédio ainda funciona sem alvará dos bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário