2 de dezembro de 2015

Estudante de Mirassol é destaque em Olimpíada de Matemática

"Eu prometi para os meus professores que no outro ano (2015) eu ganharia medalha de ouro", diz Lucas de Oliveira Olsen, 12 anos. Promessa feita, promessa cumprida. Ele é medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015). O aluno do Escola Estadual Anísio José Moreira, de Mirassol, cursa o 7º ano do ensino fundamental e é um dos 500 medalhistas da competição. Na categoria dele, que são alunos do 6º e 7º anos, apenas 200, em todo o País, tiveram desempenho que merecesse a medalha.
O gosto pela matemática, matéria "odiada" por muitos, começou no ano passado, quando ele se mudou para a escola Anísio. Ele fez parte da Olimpíada e conquistou bronze. "Antes eu gostava de desenho, agora gosto de matemática, minhas médias são 9 e 10. É que eu vi que é fácil e eu aprendo rápido", diz.
Segundo a coordenadora de área de matemática e ciências da natureza Andreia Gianesela, Lucas sempre foi um "ótimo" aluno. "Ele tem muita determinação e me prometeu que conquistaria a medalha de ouro este ano", diz.
Para Andreia, ele é um exemplo para os outros alunos e também para os professores da escola. "Serve como motivação para todos nós, os profissionais e os estudantes, que agora sabem que é possível vencer nessa competição", diz.
A doméstica Sônia Augusto de Oliveira Olsen, 36, mãe de Lucas, está comovida com o desempenho do filho. "Eu não sei nem como explicar o orgulho que sinto. Mas ele é meio diferente das outras crianças. Gosta de ficar dentro de casa estudando no computador. Não é um menino de ir para rua brincar", conta
Lucas diz que ter participado do Programa de Iniciação Científica (PIC), que é uma bolsa de ensino dada aos medalhistas da Obmep, ajudou a ser ouro este ano. "Como eu ganhei bronze no ano passado, pude participar do PIC e lá a gente aprende muita coisa também. Tem fóruns online e tarefas obrigatórias para fazer em casa." Um sábado por mês, Lucas ia até a Unesp de Rio Preto e ficava das 7h às 17h para aprender matérias como geometria e aritmética. Em 2016, vai participar novamente do programa.
Apesar de ele mesmo dizer que tem facilidade para aprender matemática, o sonho é atuar na área de biológicas e não de exatas, no futuro. "Gosto muito de biologia, de estudar plantas e animais."
Lucas é o único aluno de escola estadual, dentro da categoria 6º e 7º anos, a ganhar a medalha de ouro na região. Mas, de escolas públicas também são ouro os alunos Robson Carneiro Bertelli, da Escola Municipal Dr. Paulo Birolli, de Uchoa, e William Mendes Rael, da Emef Profº Wagner Hage, de Pindorama.

FONTE: Diário da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário