9 de agosto de 2015

Cal e Paulo Toledo, dois exemplos de PAI que os leitores do Blog escolheram

O Blog consultou vários leitores para saber se eles tinham algum personagem para contarmos sua história de pai, e dos nomes sugeridos dois se destacaram e foram os mais votados. Então, neste domingo do Dia dos Pais, nossa singela homenagem a todos em nome desses dois guerreiros:

Cal


Cal, com os filhos João Victor (vermelho), Leonardo e Gustavo. Um exemplo de PAI

Viúvo

Clodoaldo César da Silva, 41 (hoje), perdeu sua esposa Simone num acidente de trânsito, "ela estava de bicicleta", disse ele sem entrar em detalhes, e assumiu o papel de cuidar de Gustavo, Leonardo e João Vitor. "Acho que o maior desafio foi aprender a fazer tudo sozinho, antes minha esposa que cuidava das coisas e chegou um dia que a responsabilidade era toda minha. Muitas vezes eu tinha que sair correndo do trabalho para esquentar o almoço para eles irem para escola", comentou por telefone.
Passados 8 anos e 4 meses, hoje Gustavo tem 21, Leonardo 18 e o caçula João Victor 16 anos. "Graças a Deus eles nunca me deram trabalho sério, nunca precisei ir na escola por causa de mau comportamento e hoje eles trabalham comigo na construção civil", disse o conhecido Pinto Cal.
Realmente, o Blog apurou que mesmo criado apenas pelo pai viúvo, os meninos nunca tiveram uma passagem pela polícia. "Nunca ouvi falar, nem sei quem é", disse um policial militar que conhece a 'moçada de Tanabi' e sempre leva 'a turma' para a delegacia.

Casado

Cal, comemora que os filhos maiores de idade já tem profissão e o seu carro próprio. "Procurei fazer o meu melhor e hoje fico feliz em ver uma família unidade", disse ele que se casou há dois anos com Vânia que tem uma filha de 18 anos.
"Hoje formei uma nova família", finalizou o homem que fez tudo sozinho pelos filhos depois de perder a esposa de uma forma trágica.

O time de Paulo Toledo


Paulo Toledo com seu 'time' de basquete (falta apenas um na foto)

Professor

No começo Paulo Fernando Moreira de Toledo, professor e educador físico disse que era muito reservado para dar entrevista, "mas se for por escrito eu falo", disse ele depois de saber a pauta.

Paulo Toledo tem 52 anos e teve o desafio de cuidar de sete filhos, isso mesmo sete: Lorian Moreira de Toledo, 22; Tayro Stringari de Toledo, 21; Tayloan Moreira de Toledo, 20; Kayan Moreira de Toledo, 19; Dayran Moreira de Toledo, 18; Yenan Moreira de Toledo, 14 e o caçula Loycan Moreira de Toledo de 12 anos.

O professor explica que "atualmente tenho apenas 2 morando comigo, aliás um vive aqui e na casa da mãe. Costumo dizer que ele mora na Rua Barão do Rio Branco entre os números ... e ... Uns 50 metros uma casa da outra e os demais estão estudando fora. A Lorian esta em Pelotas (RS) no 7º semestre de Design Digital; o Tayro esta estudando em Lorena (SP) no 3º ano de Engenharia Química; o Kayan esta em Medianeira (PR) no primeiro ano de Engenharia Ambiental e a Yenan esta em Presidente Venceslau (SP), foi para lá este ano jogar basquete na equipe da Cidade", disse. A jovem atleta "esta disputando o Campeonato Paulista categoria SUB 15 e estudando no 9º ano do ensino Fundamental". 
"O Dayran que esta comigo terminou o curso Técnico em Mecatrônica no primeiro semestre deste ano e esta fazendo concursos e se preparando para tentar ingressar na FAB no ano que vem, onde já esta seu irmão Tayloan que ano passado quando voltou de Pirassununga foi morar com a mãe".

Educação

Sobre dificuldades, disse que "particularmente não tive muitas para criar meus filhos, sempre fui muito claro e honesto com eles, sempre estive presente, participei da vida deles e ainda participo mesmo distante cuido e zelo deles. Quando precisaram de corretivos tiveram, castigos e broncas também, mas sempre sabiam o motivo e qual o erro deles, essa foi a educação que tive, respeitar as pessoas e principalmente os mais velhos, não criar problemas na escola, respeitar os professores e diretores e jamais provocar confusão com as pessoas, se tiver problemas se defenda, mas não seja o problema, isso eu aprendi com meus pais e passei para eles e acredito que até hoje eles ainda honram esses ensinamentos", disse e comentou que "apesar de ter conseguido com meus filhos, sei que muitas são as dificuldades dos dias de hoje, o mundo esta muito difícil de viver, as coisas estão cada dia piores, temos muitas crianças vivendo em situação de abandono mesmo tendo os pais e mães em casa. Muitas vezes isso não é nem culpa dos pais que têm que trabalhar, as vezes o dia todo, que saem cedo e voltam a noite cansados e não tem paciência para ficar com os filhos".
Finalizou dizendo que teve a ajuda da mãe (avó dos filhos) "principalmente na parte financeira, que era minha mãe, quem ajudava, sempre esteve junto, apesar de já estar com idade avançada, mas sempre fez o que pode e o que não pode, me aconselhava, orientava e mostrava o rumo quando às vezes eu o perdia".
Destacou o papel das mães, "quando a situação apertou por um motivo ou outro não fugiram da sua responsabilidade, tanto que um dos meus filhos (Kayan) nunca morou comigo e a mãe nunca me pediu nada. Sempre se virou sozinha, só me procurando quando alguma coisa 'mais grave' acontecia, ou seja, quase nunca".

Parabéns!

Com essas duas histórias reais de nossa cidade, desejamos a todos os pais e filhos um excelente Domingo dos Pais e que o respeito sempre prevaleça em nossos corações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário