10 de agosto de 2015

Prefeita de Tanabi disse que a responsabilidade de segundo médico é da Santa Casa

A prefeita de Tanabi, Bel Repizo (PT), disse na tarde de domingo, 9, que a responsabilidade de contratação de um segundo médico é da Santa Casa e não da prefeitura, "nós da prefeitura apenas ajudamos a comunidade em um momento delicado, onde o Estado enfrentava uma epidemia de Dengue. Com base no Decreto de Emergência acordamos com a Santa Casa a contratação de um segundo médico, mas por tempo determinado e isso a diretoria soube desde o começo", disse ela por telefone.

Ainda de acordo com a prefeita a municipalidade não pode contratar alguém para trabalhar em outro lugar, "para esta situação precisaríamos verificar se existe lei que autorize e se a Câmara aprova, abrir concurso e contratar um médico esta fora de cogitação. Lógico que nossa vontade era que a Santa Casa tivesse três médicos de plantão e uma dezena em especialidades, mas é juridicamente impossível fazer isso, por lei o governo determina a responsabilidade de cada prefeitura com as funções do município".
Segundo a prefeita, Tanabi hoje investe 38% do que arrecada com saúde, "ou seja, gastamos mais do que manda a Constituição, o valor total é 15% do que arrecada. A diretoria da Santa Casa que precisa contratar, nossa responsabilidade, como município é enviar os recursos estabelecidos na Peça Orçamentária de cada ano, e estamos fazendo isso regularmente, mas aplicação compete a Santa Casa".
A Santa Casa tem recebido cada vez mais verbas do município, este ano, de acordo com o estabelecido no Orçamento de 2015, o valor vai passar os R$ 2 Milhões anuais. Ai vem a pergunta: Para onde vai tanto dinheiro?

HB

O Blog apurou que a proposta do Hospital de Base para assumir o Pronto Socorro de Tanabi esta em São Paulo, mas até semana passada nenhuma definição tinha sido divulgada, "a Santa Casa só não abre mão da ala de psiquiatria, hoje os lucros são estratosféricos e jamais que a diretoria vai deixar essa teta gorda", disse um funcionário sob a condição de anonimato.
Toda a discussão surgiu depois de dois acidentes quase que ao mesmo tempo, "o médico foi para Rio Preto com a menina e é melhor levar este para Bálsamo e depois encaminhar para Rio Preto", disse uma pessoa presente na Santa Casa e que ouviu toda a conversa.

Resposta

A diretoria da Santa Casa até agora não se pronunciou sobre os problemas, como é normal, mas durante a manhã, a reportagem vai tentar falar com o presidente e a diretoria.

Alta

O rapaz que dirigia o Kadett de Ibiporanga e capotou, já esta em casa depois de fazer exames no HB de Rio Preto, mas a pequena Emilly, 2 anos, continua internada em estado grave na UTI do HB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário