6 de novembro de 2015

Mirassol pode perder documentos históricos em pouco tempo, denuncia vereador

FOTOS: Divulgação
Alguns documentos históricos já estão condenados
O vereador Donegá Neto (PRB), Mirassol, vai denunciar o Executivo Municipal depois de visitar o o prédio que arquiva os documentos históricos do município e segundo ele se encontram em estado de abandono. São vários documentos , "uns da emancipação político-administrativa datado de 19925 eles vão desaparecer", disse em entrevista.
O edil visitou o local que funciona anexo ao almoxarifado municipal, "as traças, água das chuvas, fezes dos pombos e no local percebemos uma umidade completamente comprometedora dos documentos, ou seja, eles serão destruídos paulatinamente", explicou e ainda afirma que o "risco de incêndio é
Ministério Público já interditou local
iminente devido a fiação antiga e sem manutenção".
Foram constatadas a precariedade do local e o mesmo já "chegou a ser interditado pelo Ministério Público, mas nenhuma providência ainda foi tomada pelo poder municipal. Esta semana, com as fortes chuvas, parte do forro do arquivo, que já se encontrava deteriorado, caiu sobre prateleiras, pastas e caixas de papelão que armazenam os documentos. O que sobrou do forro continua despencando aos poucos", detalhou para a imprensa.
O vereador ainda cobra espaço para os documentos, já que alguns estão no chão "Além disso, não há proteção contra a luz do sol, e o ambiente é abafado e estreito. É uma situação que assusta e preocupa, porque é a história de nossa cidade que está se perdendo por descaso e negligência".
Alguns documentos estão no chão
O vereador disse que vai denunciar o caso ao MP e também pedirá um parecer técnico ao Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público do Estado de São Paulo. “Esta situação não pode continuar. Uma providência precisa ser tomada antes que seja tarde”, finalizou.

Versão

A reportagem vai tentar uma resposta do prefeito de Mirassol Junior Ricci e do responsável pela cultura e história da cidade (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário